Antenas direcionais
Existe uma grande variedade de antenas direcionais, o tipo mais conhecido é a antena do tipo yagi-uda, que consiste de um dipolo e outros elementos chamados de parasíticos, que são chamados de refletores ou diretores, ou, podem ser chamados de refletores e diretores.
O refletor é posto na direção contrária à propagação das ondas eletromagnéticas, alguns, de forma simplificada, montam o refletor 5% maior que o dipolo.
É utilizado em antena Yagi de dois elementos com refletor, pois na antena Yagi de dois elementos com diretor, o elemento parasita é montado na direção de propagação da onda eletromagnética.
Em geral, o diretor também pode ser confeccionado em torno de 5% menor que o dipolo até a antena Yagi de três elementos.
As antenas do tipo Yagi, da mesma forma que as antenas do tipo dipolo, também podem ter polarização horizontal ou vertical, dependendo do fim para que se destinam.
A antena do tipo parabólica é muito útil quanto à transmissão e a recepção é utilizada para diversos fins, recepção ou transmissão de sinais, repetidoras, satélites, radares, etc.
As antenas parabólicas podem captar sinais com baixa potência mesmo com uma abertura muita pequena, mas esse fato lhe possibilita grande direcionalidade, pois o disco parabólico direciona os raios recebidos paralelamente para um ponto chamado de foco, neste podem ser montadas antenas dipolo, dutos sintonizados, cornetas, etc.