Antenas e polarização
As faixas de freqüências destinadas à radiodifusão televisiva no Brasil são:
Canais Baixos (de 2 a 6): de 54 a 88 MHz
Canais Altos (de 7 a 13): 174 a 216 MHz
Canais UHF (de 14 a 43): 470-644 MHz
Com as informações acima, vamos aos tipos de antenas:
A antena do tipo dipolo é sem dúvida o mais simples tipo de antena, é de polarização horizontal, e, portanto, precisa de orientação, a diretividade das antenas do tipo dipolo é a mesma tanto de frente quanto virada para trás.
As antenas do tipo dipolo aberto tem uma impedância de 72 ohms na freqüência de ressonância, mas por questões técnicas como cabo coaxial, a impedância normalmente é arredondada para 75 ohms.
As duas hastes são iguais, cada uma com 1/4 de onda e são colocadas uma após a outra em um mesmo plano horizontal, só para se ter uma idéia, no centro de Itajaí, como instalar uma antena para a faixa dos 80 metros?
O cabo de antena, ou o cabo coaxial é ligado nas extremidades das hastes, que ficam próximas, ou no interior, o material para fazer a antena pode ser qualquer um condutor elétrico, e a malha do cabo coaxial deve ser conectada no final de uma haste, e o fio central do cabo coaxial, o fio vivo, no final da outra haste, entenda-se como haste o elemento da antena, que pode ser fio, vareta de alumínio, ou qualquer elemento que seja bom condutor de eletricidade.
O tipo de antena dipolo fechado é igual a antena de meia onda de polarização horizontal, suas dimensões são semelhantes ao dipolo aberto, com a diferença que está ligado por uma haste superior na metade do comprimento de onda, ou seja, é um tipo de antena que fica em curto.
A distância da separação dos elementos é de pouca relevância, mas geralmente é de 2,5% do comprimento de onda, existe pouca diferença no ganho, mas a impedância do dipolo fechado é quatro vezes maior que a impedãncia do dipolo aberto, ou seja, 300 ohms, não é por coincidência que geralmente as antenas de TV são do tipo dipolo dobrado e com impedância de 300 ohms, além disso, com polarização horizontal.