Antena Dipolo

04-10-2010 20:14

         A antena do tipo dipolo consiste em dois condutores, contendo em seu comprimento total o tamanho desejado da onda que se deseja captar, dependendo da frequência de operação e necessidade técnica, podem ser utilizadas antenas dipolo de meia onda, que contêm o tamanho da metade do comprimento da onda.

De forma mais simples, uma antena dipolo é uma antena retilínea sem ligação com o potencial de terra, com a extensão de um comprimento de onda em geral.

Na verdade, não são utilizadas antenas do tipo dipolos de onda completa por questões práticas, mas sim dipolos de meia onda e de um quarto de onda.

Podemos considerar um dipolo de meia onda também uma antena retilínea, mas, o comprimento dos condutores é a metade de um comprimento de onda, sua alimentação é pelo centro, onde a impedância de entrada varia de acordo com sua distância do solo em comprimento de onda.

Antenas do tipo dipolo podem ser polarizadas horizontalmente ou verticalmente, pois a onda eletromagnética é composta de campo elétrico e campo magnético, estes estão ortogonalmente dispostos.

Quando se fala polarização de uma onda eletromagnética, seja vertical ou horizontal, o campo magnético e o campo elétrico estão situados a 90 graus com uma variação de fase de 0 grau.

A polarização de uma antena dipolo é definida pelo campo elétrico, ou seja, se o campo elétrico está na horizontal, a polarização do dipolo é horizontal, se o campo elétrico está na vertical, a polarização da antena dipolo é vertical.